Para aumentar a produtividade em sua fazenda, é recomendado adotar métodos de manejo racional e redução do estresse.
Dentro da fazenda, existem diversos elementos que podem interferir na qualidade da carne bovina, tais como o manejo racional, cuidados sanitários, potencial genético, idade, sexo e bem-estar durante o transporte.
Esses fatores estão diretamente relacionados à qualidade da carne. O estresse causado por um manejo incorreto do animal é frequentemente associado à perda de peso.
Soluções para melhorar a produtividade na fazenda
O gado apresenta melhor desempenho e ganho de peso quando criado em condições de manejo racional e com medidas para reduzir o estresse.
Ao implementar o manejo racional na fazenda, é de extrema importância treinar a equipe responsável pelo cuidado e manejo do rebanho. É essencial fornecer treinamentos regulares, para manter toda a equipe atualizada sobre os procedimentos de segurança e as melhores práticas.
Promovendo um bom sistema de bem-estar animal
Para alcançar o bem-estar animal na fazenda, é necessário aplicar práticas adequadas de criação e produção. Isso não deve ser responsabilidade apenas de profissionais científicos, veterinários e zootecnistas, mas também dos proprietários, que devem estar sempre atentos à saúde de seus animais.
Portanto, é fundamental reconhecer a relevância do bem-estar animal nas cadeias de produção. É necessário promover a disseminação de atitudes conscientes entre os produtores e demonstrar que investir no bem-estar animal traz benefícios tangíveis.
Comentários